Saltar para o conteúdo

Dias Mais Calmos com Mindfulness

Já sentiu aquela sensação de “piloto automático” que o faz conduzir em direção a casa depois de um dia de trabalho sem reparar no caminho que está a seguir? Já sentiu que não consegue desligar do seu dia ao ponto de à noite e em casa continuar a pensar no que aconteceu na sua manhã de trabalho?

Todos temos a nossa noção de tempo. No entanto, e no grande emaranhado que é a vida, frequentemente encaramos o nosso momento presente concentrados em episódios que marcaram o nosso passado, ou, por outro lado, focados em acabar com a incerteza de um futuro que poderá ou não chegar. Quando isto acontece, estamos a esquecer-nos de viver a vida quando ela efectivamente acontece, no presente. E há mais más notícias: estamos também a produzir stress e ansiedade.

E se pudesse ver-se livre dessa produção de stress e ansiedade extra que não permite que dê o melhor de si durante o dia e condiciona o seu sono à noite? É aqui que entra o mindfulness.

O mindfulness é uma ferramenta que poderá utilizar na sua procura por Dias Mais Calmos e Noites Mais Tranquilas.

Atenção plena em todo e qualquer momento. O mindfulness é uma prática com raízes no budismo praticada há já mais de 2500 anos. Ao procurar trazer propósito à forma como vivemos todos os momentos da vida, o mindfulness é uma prática desprovida de julgamentos, e onde um estado de atenção pleno se torna capaz de trazer uma consciência superior acerca do momento presente.

O mindfulness tem visto a sua popularidade aumentar ao longo do tempo e os estudos disponíveis apontam inúmeros benefícios sobre esta prática. Uma vez que o mindfulness promove um aumento da capacidade de regular e lidar com as próprias emoções, entre os vários benefícios que se encontram descritos destacam-se o aumento da sensação de bem-estar, do nível de satisfação com a vida, do otimismo, e da produtividade. Por outro lado, esta prática está ainda associada à redução tanto dos níveis de stress e ansiedade, como dos distúrbios do sono, nomeadamente a insónia.

Enquanto prática, o mindfulness poderá ser utilizado em qualquer lugar e em qualquer altura desde que exista total compromisso com o momento. A prática do mindfullness pode acontecer fundamentalmente de duas formas, a formal, através da meditação, e a informal, que passa por trazer para o quotidiano a aprendizagem realizada durante a meditação.

Para que possa dar os primeiros passos, a nossa sugestão é a de que numa fase inicial recorra a meditações guiadas por profissionais experientes. Plataformas como o YouTube ou o Spotify têm inúmeras opções disponíveis! Afinal de contas, o que é lhe custa experimentar?

Contacte-nos

Preencha o formulário para entrar em contacto com a nossa equipa