Saltar para o conteúdo

Serotonina, a chave no combate à sua ansiedade

Se chegou até aqui, já sabe que as aventuras e desventuras que vivemos todos os dias podem ter um impacto significativo na forma como vivemos, tanto quando estamos acordados, como quando dormimos.

Mais do que aquilo que poderia inicialmente pensar, a verdade é que a sua rotina pode ajudar a que viva melhor, tanto de dia como de noite.

A Serotonina é uma molécula naturalmente produzida pelo organismo humano a partir de um aminoácido, o triptofano. A serotonina é responsável pela regulação de várias funções no nosso organismo, como nos casos da homeostase da temperatura corporal e do ritmo cardíaco, da perceção da dor, da cicatrização de feridas, ou ainda da coagulação sanguínea. No entanto, a razão que levou vários autores a apelidar este neurotransmissor como a “molécula da felicidade” prende-se com o seu papel na regulação do humor.

Quando se encontra em baixas concentrações no nosso organismo, a seretonina pode causar mau humor, dificuldade em dormir, ansiedade, e depressão nos casos mais severos. Por isso, se costuma estar de mau humor pela manhã, se sente sonolência durante o seu dia, se nota que se irrita com facilidade, que tem dificuldade em aprender e em memorizar, é bem possível que os seus níveis de serotonina se encontrem aquém do que deviam. A boa notícia, é que pode fazer alguma coisa em relação a isso!

A verdade é que a sua rotina pode ter um impacto muito positivo na manutenção de níveis normais de seretonina para que esta continue a realizar as suas funções de regulação da forma eficaz.

Desde logo a sua dieta! Estudos científicos recentes indicam que existe uma relação entre o consumo de alimentos ricos em triptofano, o elemento percursor da serotonina, e um aumento da sensação de bem-estar.  Por esta razão, alimentos como a banana, os ovos, o abacaxi, feijão, o peixe, o frango, a aveia, e as nozes são alguns dos que poderá incluir na sua dieta.

Mexa-se! Além dos inúmeros benefícios que seguramente já conhece, a verdade é que também se encontra comprovada em inúmeros estudos científicos a relação entre a prática frequente de exercício físico e a produção e estabilização dos níveis de serotonina. Já calçou os seus ténis?

Sabemos que nem sempre apetece sair de casa, mas sabia que até o sol aumenta a produção de serotonina? Além de ser um enorme aliado na produção de vitamina D, diversos estudos científicos demonstram a relação entre a exposição solar e o aumento da sensação de bem-estar.

Sentir-se bem também é uma escolha sua!

Contacte-nos

Preencha o formulário para entrar em contacto com a nossa equipa